Estudo revela dado ALARMANTE sobre acidentes de trânsito
Acidentes de trânsito causam mais internações
Em meio ao período mais emblemático de conscientização sobre ações responsáveis no trânsito, um estudo revelou que o período pós-pandemia tem sido trágico com relação a acidentes.
Segundo um estudo revelado nesta semana pelo serviço de aplicativo Gringo e o Centro de Liderança Pública (CLP), as consequências dos acidentes de trânsito na região Sudeste pioraram nos últimos anos.
De acordo com a pesquisa, o número de internações em decorrência dos acidentes de trânsito cresceu em relação ao período pré-pandemia.
As informações também levaram em conta os dados do DataSUS de morbidade no trânsito até o fim do ano de 2022. O extrato foi registrado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Registros por estado
De acordo com o estudo, Minas Gerais foi o estado da região Sudeste que mais evidenciou aumentos de internações por decorrência de acidentes de trânsito no novo período.
Foram 110,1 casos por 100 mil habitantes no atual ranking, superando o índice de 101,6 casos por 100 mil habitantes registrados na última relação em 2020, anterior a pandemia.
O segundo estado foi São Paulo, que passou de 89,2 para 96,7 casos por 100 mil habitantes de 2020 para 2023.
Por fim, aparece o Rio de Janeiro com 61,9 internações por 100 mil habitantes no ranking deste ano. Na última divulgação, o estado tinha 59,3 casos por 100 mil habitantes, em 2020.
Desta forma, cabe salientar que em todos os três estados, o índice de internações decorrentes de acidentes de trânsito aumentou, o que aumenta ainda mais a preocupação com o tráfego, sobretudo das grandes cidades.
Dentre os estados da região, apenas o Espírito Santo apresentou diminuição no número de internações, apesar de ainda possuir dados alarmantes.
Foram 106,1 casos a cada 100 mil habitantes em 2023, recuo de quase 8,9% em relação a 2020, quando foram registradas 116,5 internações a cada 100 mil habitantes.
Entre as cidades, Três Corações, em Minas Gerais, se destaca negativamente como um dos municípios com mais morbidade decorrente do trânsito.
Dados serão usados para ações
Os dados obtidos com o estudo serão apresentados no ”Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2023”, ferramenta que ilustra focos necessários de intervenções sociais que será atualizado este ano.
Além disso, o levantamento reforça ainda mais a importância do movimento Maio Amarelo, para conscientização para redução de acidentes de trânsito.
Fonte: Garagem 360